Copa América nos EUA enfrenta polêmica por campos menores

A Copa América, iniciada nos Estados Unidos na 5ª feira (20.jun.2024), trouxe à tona um debate entre jogadores e torcedores sobre os campos menores do que o padrão Fifa.

A adaptação decorre das negociações com os proprietários dos estádios, em sua maioria de franquias da NFL, que não aceitaram alterar as estruturas para as dimensões comuns do futebol.

A Conmebol, atuando mais como locatária, viu-se limitada em sua capacidade de negociar mudanças, resultando na adaptação das dimensões dos campos.

Conforme o regulamento da competição, “O campo de jogo no estádio terá preferencialmente as seguintes dimensões: 100m de comprimento por 64m de largura”, uma redução significativa em relação ao padrão Fifa.

“A gente não tem nenhuma desculpa, mas com certeza os campos atrapalham. A qualidade dos campos, você vê aqui e na Eurocopa, na Copa América é completamente diferente. E, além disso, esse ano diminuíram as medidas dos campos para nos atrapalhar mais ainda”, disse Vinicius Jr.

Copyright

Arte/Pode Sports MKT – 27.jun.2024

Infográfico das dimensões dos campos

A escolha por estádios da NFL visava atrair grandes públicos e gerar retorno financeiro, mesmo que isso significasse comprometer as dimensões do campo.

A situação foi complicada pela MLS (Major League Soccer) não interromper suas atividades, limitando as opções de estádios que atendessem às especificações desejadas.

A Conmebol e as associações membros discutiram essas questões, culminando na decisão de adaptar as dimensões dos campos para acomodar as restrições.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.