O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou nesta 6ª feira (28.jun.2024) que o nome do PT para a disputa à prefeitura de Belo Horizonte é o do deputado federal Rogério Correia. A declaração do chefe do Executivo se dá durante as tentativas do PSD de forçar a retirada da candidatura do petista por apoio à eleição do atual prefeito, Fuad Nomam (PSD).
“O Rogério é candidato do PT, é deputado que tem presença muito grande no Congresso e em Minas Gerais. Ele continua sendo o candidato do PT, o meu candidato à prefeito de Belo Horizonte”, disse em entrevista à rádio O Tempo, de Minas Gerais.
Lula não comentou diretamente a pressão do PSD, mas disse ser normal “que todos os partidos lancem candidatos”. O petista se encontrou com Nomam na 5ª feira (27.jun.2024) no aeroporto de Belo Horizonte antes de ir a Contagem (MG).
Durante a entrevista, Lula afirmou que o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), “tirou proveito” da gestão de seu antecessor, Fernando Pimentel (PT), que governou o Estado de 2015 a 2019. De acordo com Lula, Pimentel teve “fracasso muito grande” porque teve que pagar parte da dívida do Estado com a União e ficou quase 4 anos sem conseguir pagar professores e funcionários públicos.
“Como Rosa Weber [ex-ministra do Supremo Tribunal Federal] deu liminar para que o Pimentel parasse de pagar [a dívida] já no fim do mandato, quem usufruiu isso foi o Zema, que já faz 6 anos que não paga a dívida”, disse Lula.
O presidente afirmou que aguarda uma definição por parte do Tesouro Nacional para concluir um acordo com Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul sobre as dívidas desses Estados com a União.