Don McGuire, diretor de marketing da Snapdragon, patrocinadora do Manchester United, comentou em entrevista ao The Athletic, na 2ª feira (1.jul.2024), sobre a realização de jogos europeus fora de seus países de origem. O diretor afirmou que a ideia é benéfica.
A proposta de levar jogos do campeonato inglês para fora do Reino Unido não é nova, mas recebeu novo ímpeto com as declarações de McGuire.
Ele comparou a proposta ao modelo da NFL, liga de futebol americano e da MLB, liga norte-americana de beisebol, que já realizam jogos de temporada regular em outros países, enfatizando o potencial de aumentar a visibilidade da marca Snapdragon nos EUA.
McGuire citou o crescente interesse pelo futebol nos Estados Unidos, impulsionado por investimentos de figuras como David Beckham e a chegada de Lionel Messi ao país, além da próxima Copa do Mundo a ser realizada no México, EUA e Canadá.
“Acabamos de receber a mais nova franquia da MLS aqui em San Diego, e eles jogarão no Snapdragon Stadium, então estamos super felizes com isso. Com o investimento de David Beckham no Inter Miami e com a chegada de Lionel Messi e a Copa do Mundo no México, EUA e Canadá, temos muito ímpeto. Então você tem o futebol feminino e o nível que a seleção dos EUA e a NWSL chegaram; o San Diego Wave também joga no Snapdragon Stadium, o que é incrível. Muitas vezes, os ingressos estão esgotados durante as partidas da temporada regular”.
“Aproveitando esse momento e capturando isso e então decidindo, vamos colocar algumas partidas reais da temporada regular nesses outros locais, acho que é positivo para a liga, seja apenas a Premier League ou para o futebol europeu em geral. Acho incrível. É apenas sobre expansão de público, certo? Então acho ótimo”.
A possibilidade de jogos internacionais ganhou força após a Fifa ser retirada de uma ação judicial movida pelo promotor de eventos dos EUA, Relevent, que tentou organizar uma partida do Campeonato Espanhol em Miami.
Após um acordo, a Fifa concordou em revisar suas políticas, culminando na criação de um grupo de trabalho para estudar mudanças nas regras.
O Campeonato Espanhol já expressou interesse em realizar jogos no exterior, e até o Birmingham City, clube da terceira divisão inglesa, questionou sobre a possibilidade de jogar uma partida nos EUA.