O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 4ª feira (3.jul.2024) que a “comunicação bem feita melhora tudo”. A declaração se deu em referência à queda do dólar. A moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 5,57, com queda de 1,71%.
Haddad falou a jornalistas quando saiu de seu gabinete durante a noite. Seguiu para o Palácio do Planalto, onde se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros da área econômica.
Eis abaixo a trajetória do dólar em 2024:
A queda da cotação coincide com o silêncio de Lula sobre o tema. O dólar subiu nos últimos 3 dias. Ele criticou “especulações” dos agentes financeiros no câmbio em todos os dias deste período.
Perguntado sobre o dólar nesta 4ª feira (3.jul), o petista evitou tratar do assunto e respondeu: “Aagora, vou falar de feijão e arroz”. Ele participou do lançamento do Plano Safra. Foi perguntado sobre a moeda em, pelo menos, duas ocasiões. Esquivou-se nas duas.
Assista (35s):
O chefe do Executivo também tem criticado recorrentemente o Banco Central. Disse, por exemplo, que os juros iriam “melhorar” depois que indicar um novo presidente para a autoridade monetária.
O silêncio e o discurso moderado veio depois de uma reunião que Haddad teve com Lula no Palácio da Alvorada durante a manhã, fora da agenda oficial de ambos.
O Pode360 apurou que o ministro falou com o presidente sobre a alta do dólar. O ministro da Fazenda ficou feliz com o resultado do fechamento do dia e com os anúncios do Plano Safra.
Não é a 1ª vez que o Haddad fala em melhorar a comunicação em relação à economia. O titular da equipe econômica defendeu na 2ª feira (1º.jul) uma melhor forma de o governo apresentar os resultados à sociedade.
“Precisa comunicar melhor os resultados econômicos que o país está atingindo. Por exemplo, tive hoje mais uma confirmação sobre atividade econômica e arrecadação de junho. Fechou hoje o mês de junho e ficou acima do previsto pela Receita Federal”, declarou.