O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta 4ª feira (3.jul.2024) que apoia a adesão do Cazaquistão ao Brics. O país é rico em recursos naturais, como urânio, petróleo e gás natural, importantes componentes para a geração de energia. A declaração do líder chinês se dá meses depois de o Egito, Etiópia, Irã, e Emirados Árabes Unidos aderirem ao bloco.
O líder chinês está em Astana, capital do Cazaquistão, para participar da reunião de cúpula da OCX (Organização para Cooperação de Xangai). Foi recepcionado pelo presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, com uma grande cerimônia.
Assista à cerimônia de recepção (3min57seg):
Kazakhstan’s President Tokaev holds grand welcome ceremony for Xi Jinping
— Lord Bebo (@MyLordBebo) July 3, 2024
Depois da recepção, Xi Jingping se reuniu com Tokayev no Palácio Presidencial Ak Orda. Discutiram as relações bilaterais entre Pequim e Astana, reforçando o compromisso em manter uma boa relação visando o desenvolvimento comercial de energia entre ambos os países.
“Os 2 lados devem reforçar o alinhamento das suas estratégias de desenvolvimento e o intercâmbio de experiências na governação estatal, implementar projetos de cooperação mais mutuamente benéficos e de benefício recíproco e ajudar o desenvolvimento dos seus respectivos países. A China está disposta a trabalhar com o Cazaquistão para melhorar o nível de cooperação econômica e comercial”, declarou Xi Jinping.
A jornalistas, o presidente da China mencionou a reunião que será realizada na 5ª feira (4.jul) e afirmou que o encontro “impulsionará o desenvolvimento da Organização de Cooperação de Xangai para um outro nível”.
Além de Xi Jinping, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, também estarão presentes nas reuniões da organização em Astana.