Durante a cúpula anual da OCX (Organização de Cooperação de Xangai), o presidente da China, Xi Jinping, reforçou o papel do bloco de contrapeso ao ocidente. O encontro aconteceu em Astana, capital do Cazaquistão, e contou com a presença de líderes dos países participantes, incluindo o presidente Vladimir Putin.
De acordo com a TV estatal da China, Xi destacou a importância em fortalecer o bloco. “Devemos trabalhar juntos para resistir à interferência externa… e agarrar firmemente o nosso próprio futuro e destino, bem como a paz e o desenvolvimento regional, nas nossas próprias mãos”, declarou.
O presidente chinês ainda criticou a “mentalidade da Guerra Fria” e destacou a importância de proteger o direito ao desenvolvimento diante das estratégias de isolamento, como as sanções promovidas pelos Estados Unidos, que impôs sanções à Rússia e à China nos últimos anos.
A OCX foi criada em 2001, sendo influenciada diretamente por Pequim e Moscou, que fazem parte dos fundadores do grupo. Irã e Belarus se juntaram ao bloco, que conta com 10 países-integrantes, em 2023 e em 2024, respectivamente.