O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira (4.jul.2024) que o jogador francês Kylian Mbappé sentiu o nazismo na pele. O comentário foi durante discurso em Campinas (SP), no qual o petista elogiou o atleta por seu posicionamento contra a direita na França.
“Mas ele fez uma declaração exortando o povo francês a não permitir que os fascistas, os nazistas, a extrema-direita volte a governar a França porque ele sabe o que é o nazismo porque viveu na pele a ocupação nazista na França”, disse.
Lula errou, entretanto, porque a 2ª Guerra Mundial acabou em 1945, cerca de meio século antes de Mbappé nascer, em 1998. O presidente estava usando o jogador como exemplo de boa formação e como é importante investir em educação.
“Um jogador de futebol que poderia ser igual a tantos outros, não, mas ele teve uma formação. Ele aprendeu aquilo na escola, ou aprendeu aquilo com o pai, ou com a mãe”, declarou.
Mbappé convocou os eleitores franceses a votar nas eleições do país para frear o avanço da direita. Vão às urnas no domingo (7.jul) para o 2º turno das eleições legislativas. No 1º turno, o partido da direita RN (Reagrupamento Nacional), de Marine Le Pen, saiu vencedor.
Até o ex-jogador Raí discursou na 4ª feira (3.jul.2024) em uma manifestação contra a ascensão da direita em Paris, na França.