A projeção de crescimento para a carteira de crédito direcionada às empresas em 2024 subiu 3 pontos percentuais no último mês. Foi de 8,7% para 11,7%, segundo a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban (Federação Brasileira de Banco).
O levantamento feito com 20 bancos de 25 de junho a 1º de julho mostrou que houve uma melhora da expectativa de avanço geral para 10% frente a 9,3% em maio.
- carteira direcionada: subiu de 10,1% para 11,3%;
- carteira direcionada empresas: 8,7% para 11,7%,
- carteira pessoa física: 9,5% para 10,6%
- carteira livre: 8,6% para 9,2%;
- carteira livre pessoa jurídica: permaneceu estável em 7,4%;
- carteira com recursos destinados às famílias: 10,6% para 10,9%.
Segundo o diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban, Rubens Sardenber, a revisão do crescimento de crédito total para cima pode ser explicada pelos números positivos da economia ao longo do 1º semestre, refletindo o ciclo de queda da taxa Selic e os índices de inadimplência.
“Os programas públicos aprovados para a reconstrução do Rio Grande do Sul devem dar um impulso importante no 2º semestre. Na direção contrária, temos que acompanhar a evolução do cenário macro para ver se as turbulências recentes podem afetar o ritmo do mercado de crédito”, disse.
A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e mostra a estimativa dos bancos para o comportamento de diversas variáveis da economia ao longo deste e do próximo ano.