Vale testará caminhões a diesel com etanol após desistir de elétricos

A Vale anunciou nesta 5ª feira (11.jul.2024) um acordo pioneiro para desenvolver e testar caminhões movidos a diesel com etanol em suas operações, tornando-os mais sustentáveis. A decisão se dá pouco tempo depois da mineradora ter desistido do projeto de utilizar caminhões e trens elétricos.

A Vale e a Komatsu, indústria japonesa de máquinas pesadas, fecharam parceria com a Cummins, empresa americana que desenvolve soluções na área de energia. O objetivo é testar a mistura de etanol + diesel em caminhões de uso fora de estrada, como aqueles usados para transportar minério nas plantas da empresa.

Serão os primeiros caminhões desse porte no mundo –com capacidade entre 230 e 290 toneladas– a rodar com etanol no tanque, num investimento conjunto em pesquisa e desenvolvimento das 3 empresas. Os valores do projeto não foram divulgados.

Até 2023, a Vale vinha divulgando o plano de eletrificar sua frota de trens e caminhões de minério para descarbonizar sua matriz logística. Deixou a ideia em banho-maria diante dos custos e das dificuldades técnicas, passando a estudar o uso de biocombustíveis na frota como uma solução mais eficaz. 

O anúncio desta 5ª feira dá início ao Programa Dual Fuel, que deverá contribuir para a Vale atingir suas metas de reduzir as emissões de carbono de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050.

Segundo a Vale, os caminhões adaptados utilizarão até 70% de etanol na mistura e a redução nas emissões diretas de CO₂ será de até 70% em relação aos veículos movidos a diesel.

“Retirar de nossas operações de mina um combustível fóssil como o diesel é fundamental para atingirmos nossas metas de descarbonização”, afirma José Baltazar, diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale. “A aplicação da solução na frota existente, sem a necessidade de aquisição imediata de novos caminhões, é um excelente caminho para avançarmos com o processo de descarbonização, mantendo também nosso foco em confiabilidade e eficiência produtiva”.

As emissões causadas pelo diesel nas operações de mina respondem por 15% das emissões diretas de CO₂ da Vale. Entre os equipamentos de mina, o caminhão fora de estrada é o maior consumidor de diesel e, portanto, o maior emissor. A opção pelo etanol se justifica por já ser um combustível adotado em larga escala no Brasil, com uma rede estabelecida de fornecimento.

“Temos de aproveitar a vantagem competitiva do Brasil em biocombustíveis, já que somos um dos maiores produtores mundiais de etanol”, afirma Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale. “Com essa parceria, podemos reduzir nossas emissões diretas para 2030 com uma solução competitiva, além de também contribuir para fortalecer essa indústria de baixa emissão no Brasil”.

A Vale também estuda outros combustíveis renováveis. Em 2023, fechou parceria com a Petrobras para desenvolvimento de iniciativas como hidrogênio, metanol verde, biobunker (combustível de navio), amônia verde e diesel renovável. Também abrange tecnologias de captura e armazenamento de CO₂.

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