A Zâmbia lançou um projeto de vila inteligente no distrito sul de Namwala, patrocinado pela empresa chinesa Huawei. A iniciativa, que inclui uma torre de comunicação e um sistema solar capaz de fornecer energia a várias casas, é a 1ª do gênero no país africano.
“Estendemos nossa sincera gratidão à Huawei Technologies por seu apoio, que se alinha com a agenda digital do nosso governo para levar desenvolvimento às áreas rurais”, disse o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema (Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional, centro-direita), na cerimônia de lançamento, realizada em 6 de julho.
No evento, a empresa chinesa de tecnologia assinou um memorando de entendimento com o governo da Zâmbia para estabelecer 100 vilas inteligentes nas 10 províncias do país.
Wang Sheng, encarregado de negócios da Embaixada da China na Zâmbia, disse que o projeto está alinhado com o objetivo do governo de Pequim em fortalecer a digitalização da Zâmbia, apresentado durante a visita de Estado do presidente zambiano à China no ano passado.
De acordo com Wang, espera-se que o estabelecimento de 100 vilas inteligentes ofereça eletricidade e acesso à internet a 400 mil moradores e crie mais de 5.000 novos empregos.
Phil Li, vice-presidente da Huawei para a região do sul da África, declarou que a empresa estava pronta para trabalhar com vários parceiros para preencher a lacuna digital na Zâmbia e contribuir para a digitalização do país.
O projeto da vila inteligente foi o início do esforço da Huawei para garantir que nenhuma vila zambiana ficasse para trás em relação ao acesso à eletricidade, disse Li.
Com informações da agência Xinhua.