Internautas reagiram com memes ao ataque a tiros sofrido pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump no último sábado (13.jul.2024). Diversas mensagens ironizando o republicano, seu adversário Joe Biden e as eleições do país viralizaram nas redes sociais.
Veja a seguir alguns dos memes compartilhados por internautas.
Uma das imagens mostra o ex-presidente com um alargador na orelha direita, onde o tiro pegou de raspão:
Outra publicação brinca com uma famosa imagem do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), que cortou sua própria orelha:
Outro tweet traz uma foto da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, também alvo de uma tentativa de assassinato em 1º de setembro de 2022. Na ocasião, o tiro não foi disparado, pois a arma, apesar de estar carregada, não tinha nenhuma bala engatilhada.
Outra imagem brinca com um artigo publicado em 2021 pelo jornalista Alex Hochuli na revista American Affairs intitulado “The Brazilianization of the World” (“O Abrasileiramento do Mundo”). O meme foi feito em razão da semelhança entre o atentado a Trump e o sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2018.
Um dos tweets faz referência às semelhanças físicas entre um dos seguranças que protegeram Trump e o personagem Rui (interpretado pelo ator Luiz Fernando Guimarães) na série “Os Normais”, da TV Globo.
Outro internauta ironizou a foto em que o ex-presidente aparece ferido com uma bandeira dos Estados Unidos atrás, substituindo-a por uma da China –país que Trump frequentemente critica e rivaliza com os EUA desde que era presidente. O punho cerrado no alto é um dos principais símbolos de movimentos comunistas e de trabalhadores.
Um post também ironizou a cultura armamentista do país, o chamando de “Disparos Unidos”, e dizendo que as eleições “entraram na fase de mata-mata”.
Alguns internautas também fizeram brincadeiras com as gafes recentemente cometidas pelo presidente dos EUA, Joe Biden. Na última 5ª feira (11.jul), o democrata chamou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de “presidente [Vladimir] Putin”, nome do presidente da Rússia. No mesmo dia, ele também confundiu sua vice, Kamala Harris, com Donald Trump. Eis alguns dos tweets que fizeram paródias com as gafes de Biden:
Leia mais:
- Trump sofre ataque a tiros, mas está bem; atirador e apoiador morrem
- Senti a bala rasgando minha pele, afirma Trump
- Deus impediu que o pior acontecesse, diz republicano após ataque
- Veja o momento em que Trump é atingido
- Atirador estava em telhado; assista ao vídeo
- Saiba de onde partiu o tiro que acertou Trump
- Foto mostraria a trajetória do projétil
- Veja vídeo de agentes reagindo contra atirador
- Atirador em comício de Trump foi morto
- FBI identifica atirador: Thomas Matthew Crooks; leia o perfil
- FBI fala em tentativa de assassinato contra Trump
- Biden diz que reza por Trump e condena “violência”
- Líderes mundiais condenam ataque
- Lula chama atentado nos EUA de “inaceitável”
- Bolsonaro presta solidariedade a Trump: “Nos veremos na posse”
- Apoio totalmente Trump, diz Musk após atentado
- Filho mais velho reclama de como a “CNN” noticiou o atentado
- Homem diz à BBC que avisou polícia sobre atirador em telhado
- OPINIÃO: Marcelo Tognozzi | Trump é um sobrevivente
- OPINIÃO: Mario Rosa | Atentado a Trump é bofetão nos “salvadores da democracia”
- OPINIÃO: Ricardo Melo | Tiro em Trump é a “facada de Bolsonaro”