Chuvas deixam São Paulo em estado de alerta para alagamentos

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde deste sábado (24.fev.2024) deixou toda a capital em estado de atenção para alagamentos desde às 12h55. Houve queda de árvores e pontos de alagamento. Na região do Ipiranga, a Defesa Civil chegou a decretar estado de alerta a partir das 15h35 por causa da iminência de transbordamento do Ribeirão dos Meninos, na altura da estrada das Lágrimas com a avenida Guido Aliberti.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até às 15h32 deste sábado, foram registrados 65 chamados para quedas de árvores, principalmente na zona leste da capital, em bairros como Tatuapé, Vila Matilde e Carrão. Também foram registrados 16 chamados para enchentes, principalmente em São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá, na região metropolitana.

A chuva foi mais forte e intensa em outras cidades do Estado, principalmente na região metropolitana de São Paulo. Em Santo André e Mauá, por exemplo, a chuva provocou enchente em terminais de ônibus, prejudicando a operação do transporte público.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) de São Paulo, a chuva na Grande São Paulo foi formada pelo tempo abafado, que criou áreas de instabilidade e precipitação na forma de pancadas, principalmente em Guarulhos, Caieiras e Osasco. O órgão informou ainda que o grande volume de chuvas que atingiu as cidades que compõem o Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ) impactou os rios e córregos da região.

Em São Luiz do Paraitinga, na região do Vale do Paraíba, as chuvas da última semana elevaram o nível do rio da cidade, que chegou a ficar mais de 4 metros acima do normal. Isso deixou dezenas de pessoas desabrigadas. Hoje, o último boletim da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga informou que o nível do rio caiu 46 cm, mas ainda está alto, acima do normal.

Para domingo (25.fev.2024), a previsão do CGE é de que a região metropolitana de São Paulo continue com condições para chuvas isoladas, de fraca a moderada intensidade.


Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.