Ao vivenciar uma experiência de burnout em 2018, a empreendedora Ana Tomazelli decidiu fundar uma ONG (Organização Não-Governamental) com foco em educação sobre saúde mental para mulheres. O Ipefem (Instituto de Pesquisa e Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas) foi criado em 2019.
Além de atuar como presidente da ONG, Ana também trabalha sendo mentora de executivos e conselheira de empresas. “Eu virei empreendedora porque a minha vida com lucro é empreendedora. Sou mentora de executivos, conselheira de empresas, mas descobri um outro empreendedorismo que é o empreendedorismo social”, disse.
A empresária fez seu relato no PodSonhar, podcast em parceria com o Poder Empreendedor. O estudante Miguel Carvalho e a especialista de marketing Gabriella Azevedo apresentam o programa, exibido toda 3ª feira no canal do YouTube do Poder360.
Assista (58min40s):
O Ipefem já ajudou mais de 9.000 mulheres. A instituição vende cursos e materiais com objetivo capacitar lideranças sobre a importância da saúde mental dos funcionários.
Segundo a ONG, os cursos ajudam pessoas a identificar e interromper os processos de violência socioemocional no trabalho, principalmente contra mulheres. O valor da assinatura varia de R$ 19,90 ao mês a R$ 233,10 para o combo anual.
Início
A empreendedora afirma que a instituição começou a crescer com o início da pandemia, em 2020, depois de abrir inscrições para uma pesquisa da ONG em março daquele ano. A ideia era que quem respondesse a pesquisa poderia receber apoio terapêutico de forma gratuita.
Segundo Ana, 6.138 pessoas se inscreveram na pesquisa. Para conseguir lidar com a demanda, o Ipefem priorizou o atendimento individualizado de mulheres que já haviam vivenciado situações de violência doméstica. Os demais inscritos foram encaminhados para atendimentos coletivos.
“Todas as outras quase 6.000 pessoas a gente desenvolveu uma metodologia chamada educação em saúde mental. A gente começou a dar aula de saúde mental. Abríamos salas de reunião online”, afirmou.