Illinois mantém candidatura de Donald Trump no Estado

O Conselho Eleitoral de Illinois decidiu na 3ª feira (30.jan.2024) manter a candidatura do ex-presidente Donald Trump nas prévias do Estado para as eleições presidenciais. As primárias do Partido Republicano em Illinois serão realizadas em 19 de março.

A decisão unânime dos 8 integrantes do Conselho Eleitoral se deu uma semana antes de a Suprema Corte norte-americana ouvir argumentos sobre o papel de Trump no ataque ao Congresso em 6 de janeiro de 2021 e possivelmente tirá-lo do pleito. De acordo com a Associated Press, o Conselho Eleitoral de Illinois optou por deixar que o tribunal federal tome a decisão final sobre a elegibilidade do ex-presidente.

Os Estados do Colorado e do Maine declararam em dezembro que Donald Trump não poderá concorrer às eleições republicanas estaduais. Segundo as autoridades, o ex-presidente cometeu insurreição no caso da invasão do Capitólio. No entanto, as decisões não impossibilitam que ele concorra na eleição novembro, uma vez que só têm validade estadual.

As decisões têm como base a 14ª Emenda da Constituição dos EUA, que diz que não pode ocupar cargos civis ou militares em gestões federais ou estaduais quem tenha “se envolvido em uma insurreição ou rebelião” contra o governo.

O ex-presidente enfrenta investigações que podem o conduzir à inelegibilidade em 15 Estados do país. Outros 17 declararam o republicano como apto a concorrer ou negaram o pedido de análise do caso.

A Suprema Corte dos EUA decidirá se Trump deve ficar fora das eleições de 2024 em 8 de fevereiro. O tribunal pode derrubar a inelegibilidade do ex-presidente no Colorado e no Maine, confirmá-la ou estendê-la para todo o país.

Donald Trump venceu as duas prévias republicanas já realizadas: em Iowa e em New Hampshire. Soma 32 delegados dos 1.276 necessários para ser escolhido como candidato do Partido Republicano à corrida eleitoral. O próximo caucus será em 8 de fevereiro no Estado de Nevada, onde 26 delgados estão em jogo. Leia as principais datas da eleição presidencial dos EUA nesta reportagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.