O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Minas Gerais em 7 e 8 de fevereiro de 2024. Passará por Belo Horizonte e Juiz de Fora. O petista deve participar do anúncio do início das obras de ampliação do novo Hospital Universitário na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), segundo a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG). Os compromissos oficiais ainda não foram detalhados pelo Planalto.
Nas redes sociais, o pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, deputado federal Rogério Correia (PT), também afirmou que Lula fará “uma série de anúncios do interesse” da capital e do Estado.
Essa será a 1ª visita oficial do presidente a Minas Gerais neste 3º mandato. Em 2023, chegou a planejar a ida para o Estado em setembro, mas precisou cancelar para realizar uma cirurgia no quadril.
Desde o início do 3º mandato, Lula deixou de visitar 8 Estados. O principal é Minas Gerais, 2º maior colégio eleitoral do país, onde Lula venceu Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno por apenas 0,4 p.p. de diferença –o que foi vital para sua vitória.
Lula intensificou sua agenda de viagens nacionais em 2024, mirando as eleições municipais de outubro. Já afirmou querer ser um cabo eleitoral para seus aliados, além de precisar atuar diretamente na definição das candidaturas do PT nas principais cidades do país e nas alianças com outros partidos nos Estados. Já passou por Bahia, Pernambuco, Ceará e São Paulo.