O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, disse que a desinformação será “anabolizada” pelo uso de inteligência artificial nas eleições municipais de outubro.
O magistrado deu a declaração nesta 3ª feira (27.fev.2024) durante votação de resolução que propõe regras para o uso de IA em propaganda eleitoral – a norma aprovada pela Corte eleitoral tem caráter definitivo.
“Todas as resoluções são importantes, mas essa talvez seja a mais importante para garantir a liberdade de escolha e votação do eleitor. Nessas eleições, lamentavelmente, vossa excelência [ministra Cármen Lúcia] terá que combater às fake news e as milícias digitais anabolizadas pela inteligência artificial”, declarou.
O ministro relembrou casos de uso da ferramenta em outras eleições, mencionando o caso da Argentina e afirmou que a “perfeição” do material pode acarretar um “problema gigantesco” e mudar o resultado do pleito.
Na resolução aprovada, os ministros decidiram que propagandas eleitorais que utilizarem a ferramenta para “criar, substituir, omitir, mesclar, alterar a velocidade ou sobrepor imagens e sons”, deverão conter um rótulo com a informação de que o conteúdo foi alterado.