O CEO da Apple, Tim Cook, afirmou nesta 4ª feira (28.fev.2024) durante reunião anual de acionistas que a empresa divulgará planos sobre IA ainda em 2024. O projeto de inteligência artificial generativa da empresa pretende concorrer com os da Microsoft e da Google. As informações são da Reuters.
Anúncio do CEO se dá 1 dia depois da empresa anunciar aos funcionários a desistência do projeto desenvolvido desde 2014, o Apple Car. Parte dos funcionários do projeto abandonado trabalharão no aperfeiçoamento da inteligência artificial da Apple.
De acordo com o executivo, a tecnologia já está em testes nos produtos da empresa. Em reunião, ele disse que “não há computador melhor para IA no mercado hoje”, destacando os itens da Apple.
Na mesma conferência, acionistas rejeitaram um pedido de transparência no desenvolvimento do projeto feito pelo sindicato Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO – sigla em inglês). Organização dos trabalhadores fez mesma demanda a outras empresas de tecnologia.
Documento público relata que organização sindical solicitou à Apple um relatório sobre “suas operações comerciais e divulgação de quaisquer diretrizes éticas que a empresa tenha adotado em relação ao uso da tecnologia de IA pela empresa“.
A big tech contrariou a AFL-CIO e disse que divulgação comprometeria estratégia de marketing planejada pela empresa.