Começa a valer nesta 6ª feira (1º.mar.2024) a nova mistura de biodiesel no óleo diesel. O percentual obrigatório de adição do biocombustível passará de 12% para 14%. A decisão foi tomada em dezembro de 2023 pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
Embora tradicionalmente o biodiesel seja mais caro que o diesel e provoque um aumento nos preços, desta vez a expectativa é que o impacto nas bombas seja quase nulo. É o que projeta a Argus, empresa especializada na análise de preços para o mercado de combustíveis.
Segundo a empresa, a forte queda nos preços do biodiesel no último ano, como consequência da safra recorde de soja em 2023, amortecerá o impacto do aumento da mescla obrigatória do biocombustível.
Nas principais regiões monitoradas pela Argus, os preços pagos pelas distribuidoras às usinas devem subir R$ 0,01 ou R$ 0,02 por litro. Se o aumento da mistura tivesse ocorrido no final de 2023, quando o biodiesel estava em média 30% mais caro, o impacto no Sudeste seria duas vezes maior do que o atual. A região lidera o consumo do biocombustível.
De 24 de fevereiro de 2023 a 23 de fevereiro de 2024, o preço apurado pela Argus para o biodiesel no Sudeste caiu 22,4%, a R$ 4,06 por litro. No mesmo período, o diesel S10 oferecido pela Petrobras na refinaria de Paulínia também retraiu, mas bem menos: a queda foi de 16%, a R$ 3,53 por litro.
Pela decisão do CNPE, a mistura terá um novo aumento em 2025, quando subirá para 15%. Paralelo a isso, está em tramitação na Câmara o projeto de lei 4.516 de 2023, conhecido como “Combustível do Futuro”, que, dentre vários pontos, estabelece o aumento do teor do biodiesel para 20% até 2030, podendo chegar a 25% posteriormente.
O aumento da mistura é um pleito do agronegócio, que defendia 15% de mistura já em 2023. A indústria de biodiesel, que operava com altas taxas de ociosidade até o início de 2023, argumenta que a medida é uma forma de reduzir as emissões de carbono.
Com o mandato de 14%, a produção e as vendas de biodiesel devem aumentar. Isso porque as distribuidoras são obrigadas a comprar o biocombustível para misturar ao diesel de origem fóssil comprado nas refinarias. O chamado diesel B, vendido nos postos, é o resultado dessa mistura.
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