Um míssil russo caiu nesta 4ª feira (6.mar.2024) próximo a uma comitiva que levava o ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o premiê da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, em Odessa –sul da Ucrânia. Mistotakis visita o país para discutir a reconstrução da Ucrânia. A ofensiva da Rússia na região deixou 5 mortos.
Em entrevista depois de ataque, Zelensky disse que não somente ouviu, mas viu o ataque ao porto da cidade. O projétil russo caiu a cerca de 200 metros de distância dos carros onde estavam as autoridades.
“Vimos este ataque de hoje. Você pode ver com quem estamos lidando, eles não se importam onde atacam. Sei que houve vítimas hoje, ainda não conheço todos os detalhes, mas sei que há mortos e feridos”, afirmou Zelensky.
Premiê disse que “quando entrávamos em nossos carros, ouvimos uma grande explosão”, disse Mitsotakis sobre bombardeio.
Primeiro-ministro da Grécia reforçou os laços entre as populações da Ucrânia e da Grécia e expressou suas “sinceras condolências pelo hediondo atentado a bomba de 2 de março contra complexos urbanos aqui em Odessa”. Na ocasião, drones russos mataram 7 ucranianos na mesma cidade.
Ele também enfatizou que a Grécia –integrante da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)– permanece ao lado dos ucranianos em conflito contra a Rússia.