A Lojas Marisa anunciou neste domingo (4.fev.2024) uma troca no comando da companhia. João Pinheiro Nogueira Batista, que havia assumido o posto em fevereiro de 2023, deixará o cargo. No lugar dele, assumirá Andrea Menezes, que faz parte do Conselho de Administração da empresa como integrante independente. Eis a íntegra do fato relevante (PDF – 131 kB).
O comunicado da companhia diz que Pinheiro deixa a posição de CEO e de diretor de Relações com Investidores “após a conclusão de uma etapa importante do plano de reestruturação da empresa” e que a troca na gestão ocorre em atendimento ao projeto traçado pela Diretoria e pelo Conselho de Administração da Companhia.
Pinheiro assumiu o cargo depois da renúncia de 2 executivos da empresa no início de 2023, incluindo o CEO, durante a fase que a companhia iniciava a renegociação de suas dívidas. Ele também integra o Conselho de Administração da Braskem. Na última semana, chegou a publicar em sua conta no LinkedIn que a tragédia de Maceió “não existiu”.
Com a troca no comando, o plano de reestruturação da Marisa–que resultou no fechamento de 88 lojas em 2023 e inclui a revisão da estrutura organizacional e o ajuste do modelo operacional da rede– entrará agora “em nova fase e contemplará, dentre outros vetores, o reposicionamento comercial da companhia”, informou.
Nova CEO, Andrea Menezes tem experiência como executiva do setor financeiro e como conselheira de empresas. É especialista em finanças, estratégia, ESG e inovação. Exerceu durante os últimos 4 anos o cargo de conselheira de administração do Banco Fibra. Foi executiva estatutária de várias instituições financeiras (com 27 anos de experiência no setor financeiro).
Ela atuou por 6 anos na função de CEO do Banco Standard de Investimentos e Standard Bank, assim como conselheira de administração. Sua carreira também conta com passagens pelos bancos JPMorgan, Banco Cargill, Merrill Lynch e Lehman Brothers Brasil.
A companhia informou que Roberta Ribeiro Leal, atual CFO, passará a acumular a posição de diretora de relações com investidores.