O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá se reunir com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Adis Abeba, na Etiópia, em 17 ou 18 de fevereiro. O chefe do Executivo brasileiro estará no país africano para participar, como convidado, da Cúpula da União Africana.
Antes, no dia 15 de fevereiro, Lula fará uma visita bilateral ao Egito, onde será recebido pelo presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. De acordo com o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, o convite para a viagem havia sido feito ainda em 2022, quando Lula era presidente eleito. Em 2024, Brasil e Egito comemoram 100 anos de relações diplomáticas.
O conflito entre o Hamas, grupo extremista palestino, e Israel deve ser um dos principais temas da reunião de Lula com Sisi. O país africano é um importante interlocutor porque a única passagem de saída de Gaza atualmente está na fronteira com o Egito.
O diálogo da diplomacia brasileira com os egípcios se intensificou desde o início do conflito na região, em outubro de 2023. O Brasil negociou a saída de brasileiros da Faixa de Gaza pelo Egito para que embarcassem na capital, Cairo, para o Brasil.
De acordo com Duarte, não há ainda previsão de algum evento ou reunião específica de Lula com outras autoridades internacionais para tratar especificamente do conflito em Gaza. “É sempre uma questão delicada, que certamente será tratada com o Egito. A questão vai estar em pauta”, disse.
Tanto na conversa com Sisi, quanto no encontro com Abbas, na Etiópia, Lula deverá reforçar a posição histórica do Brasil por uma solução que contemple a criação do Estado Palestino. O presidente também deverá reiterar o apelo por um cessar-fogo na região e liberação de reféns.
1ª viagem internacional de 2024
Lula chegará ao Cairo em 14 de fevereiro. Terá uma reunião bilateral restrita com Sisi, seguida de uma reunião ampliada com autoridades egípcias. De acordo com Duarte, a viagem terá caráter político, já que os encontros empresariais entre o Brasil e o Egito foram realizados no fim de 2023. O presidente brasileiro deve visitar também a sede da Liga dos Estados Árabes.
O Egito é um dos países que passaram a integrar os Brics (bloco composto inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2023, na expansão que agregou 6 novos países.
O outro país africano que também passou a integrar o bloco é a Etiópia, para onde Lula viaja no dia 16 de fevereiro. Ele participará como convidado da Cúpula da União Africana. De acordo com o secretário do Itamaraty, o convite é um reconhecimento dos esforços do governo petista de retomar as relações com o continente africano e ampliar as oportunidades comerciais.