A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça e Segurança Pública criou nesta 4ª feira (7.fev.2024) o Comitê Técnico de Qualidade de Transporte Aéreo. A iniciativa reúne empresas do setor para analisar e implementar medidas que resultem na melhoria do atendimento ao consumidor nos serviços de aviação.
A criação do grupo foi acertada no final de 2023. Na 1ª reunião, realizada nesta 4ª (7.fev), foram apresentados às companhias aéreas dados do setor para fundamentar os trabalhos, como as principais queixas identificadas por meio da plataforma consumidor.gov e de outros canais.
Segundo o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos campeões de reclamações dos consumidores brasileiros. De janeiro a dezembro de 2023, foram contabilizadas cerca de 73.000 queixas contra as 3 maiores empresas aéreas brasileiras: Latam, GOL e Azul.
O comitê irá debater soluções para as queixas mais comuns dos usuários, como dificuldade no ressarcimento, cancelamentos de voos, oferta não cumprida, publicidade enganosa e cobrança abusiva para alteração de voo, entre outras questões.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Vitor Hugo do Amaral, as reclamações mais frequentes dos consumidores insatisfeitos com o setor aéreo dizem respeito a falhas nos canais de atendimento das empresas, falta de assistência em caso de cancelamentos e/ou atrasos e dificuldades na obtenção de reembolsos.