O jornal norte-americano The Athletic publicou uma análise nesta 5ª feira (20.jun.2024) sobre o impacto das campanhas publicitárias no futebol, destacando o contraste entre duas estratégias de marketing envolvendo os jogadores Jack Grealish (Manchester City) e Jude Bellingham (Real Madrid).
A campanha “Hey Jude”, da Adidas, é filmada em diversos locais e utilizando imagens de arquivo instantaneamente reconhecíveis, a campanha conta com a participação de estrelas como David Beckham, Frank Lampard, Stormzy e Ian Wright.
A campanha foi universalmente elogiada por especialistas da indústria e está destinada a ganhar vários prêmios publicitários. Mesmo que os jogadores da Inglaterra não triunfem no campo, a campanha certamente deixará sua marca no mundo da publicidade, diz o texto.
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Por outro lado, a campanha da Hellmann’s com Jack Grealish não teve o mesmo impacto. Filmada em um estúdio em Manchester, a campanha apresenta uma configuração genérica, sem diálogos e com uma trilha sonora insípida. Grealish, que não foi convocado para a seleção da Inglaterra após uma temporada decepcionante no Manchester City, não conseguiu trazer o mesmo brilho à campanha.
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A reação nas redes sociais foi grande: muitos se perguntam quantas pessoas realmente considerariam escolher Hellmann’s ao invés de outras marcas de maionese depois de assistir a essa campanha.
Richard Osman, em seu podcast “The Rest Is Entertainment“, destacou a disparidade entre as duas campanhas, mencionando que a falta de menção à marca que Bellingham estava promovendo é um problema comum em campanhas globais de marcas esportivas. Tim Crow, ex-chefe da agência de marketing esportivo Synergy, citou que a seleção de Grealish ou sua ausência não impactaria significativamente a Hellmann’s, já que a campanha visa um público europeu mais amplo.
Crow afirmou que a Hellmann’s, como parte da Unilever, está focada em uma abordagem pan-europeia, utilizando versões específicas para cada país, com jogadores como Petr Cech e David Villa estrelando campanhas similares na Alemanha e na Itália.
Escolher estrelas para campanhas publicitárias sempre envolve riscos. Ricardo Fort, ex-chefe de patrocínios globais da Coca-Cola e Visa, comentou que é comum marcas errarem na escolha de jogadores para campanhas publicitárias antes de grandes torneios. Nigel Currie, ex-presidente da European Sponsorship Association, sugere que a Hellmann’s e outras marcas deveriam ter prestado mais atenção ao desempenho recente dos jogadores antes de escolherem seus rostos publicitários.